
Jovem Aprendiz, ou Aprendiz Legal, é uma lei que estabelece que empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar jovens entre 14 e 24 anos como aprendizes. A porcentagem de aprendizes dentro das organizações varia entre 5% e 15%. O programa tem como objetivo a inclusão social de jovens no mercado de trabalho, visando o desenvolvimento de competências teóricas e práticas que auxiliem na preparação para o mundo do trabalho. 
Esse projeto beneficia tanto quem quer conquistar o primeiro emprego quanto as empresas. De um lado, aprendizes têm a oportunidade de se desenvolver profissionalmente e conseguir uma primeira experiência, além de cursos complementares e aprendizados práticos em relação às rotinas de trabalho. Por outro lado, as empresas ajudam a disseminar sua cultura empresarial, preparar novos talentos para o mercado de trabalho, além de auxiliar na educação, qualificação e inclusão social dessas pessoas. 
E através do esforço do Vereador Márcio Cim, e parceria entre a Secretaria de Assistência Social e CRAS-Macarani com a Villa Rosa Calçados o programa que é instituído pelo Governo do Federal através do da ONG Centro de Integração Empresa Escola – CIEE está com inscrições abertas para os jovens macaranienses que desejam uma preparação qualificada para ingressar no mercado de trabalho na área de auxiliar de produção.
As inscrições para esse importante programa estão abertas, e os jovens interessados já podem procurar o CRAS em Macarani ou acionarem o QRCode no cartaz que publicamos abaixo através da Internet para efetivarem o cadastro. A inscrição ao curso preparatório é gratuíta e existe uma remuneração para os aprendizes de R$ 663,39 mensais.

Quais são os requisitos para ser um jovem aprendiz? Para tornar-se um jovem aprendiz deve-se:
-
ter entre 18 e 21 anos, exceto em casos de pessoas com deficiência, que não há limite de idade;
-
estar matriculado e frequentando o ensino fundamental ou médio.







