ILHEENSE? Nada disso! A Baiana do Acarajé agora é Macaraniense honorária com título da Câmara.

Na última quinta-feira 30 de novembro,  a Câmara de Vereadores de Macarani concedeu mais um título de Cidadão, ou melhor: “Cidadã Honorária de Macarani”. E desta vez o título foi para uma pessoa que faz parte  faz parte pela atividade que exerce do calendário de homenagens nacional e principalmente da Bahia.

Conheça a História da mais nova Cidadã macaraniense: Ela nasceu Maria Sueli Silva Barros em Ilhéus no dia 15 de abril de 1967 no Bairro do Malhado em Ilhéus, naquela época uma das áreas mais pobres da cidade. Sua mãe, Maria Silva Soares foi abandonada pelo marido Manoel Barros, que a deixou com a filha de apenas dois meses, aplicou um golpe e vendeu a casa da família indo embora para o Rio de Janeiro. Manoel Barros fale2ceu em São Paulo em  2005 colocando fim a própria vida  cometendo suicídio.

                                  SU E A MAE

Criada pela mãe e pela Avó, Sueli teve uma infância difícil, mas sem lhe faltar nada. Aos 25 anos, ela se envolveu com um tipo que a engravidou e logo após nascer a filha Daiane, também a abandonou deixando Sueli na condição de mãe solteira. Decepcionada com a vida e muito triste, a jovem Sueli com a filha novinha nos braços foi de Ilhéus para Itapetinga, onde conheceu  e se tornou ajudante da Tia Lu, a saudosa Baiana do Acarajé da Alameda Rui Barbosa, que foi sua professora na arte da culinária afro/baiana, sua mãe adotiva e a Avó perfeita para a pequenina Daiane.

Em 1996 Sueli Barros aportou em Macarani, convidada por uma amiga  veio tentar a sorte com o seu tabuleiro, e nunca mais deixou a nossa cidade a qual ela diz que não troca por nenhum lugar do Mundo. E foi batalhando noite a noite, sob lua e chuva que Tia Su, criou com muito esforço e tenacidade a sua filha Daiane Silva, que ao concluir o ensino médio em Macarani, fez vestibular e passou em quatro universidades  optando por estudar na Universidade Federal do Rio de Janeiro onde cursou engenharia química

E Tia Sueli continua por aqui, de vida sofrida mas sem nunca perder a fé em Deus e o bom humor que faz com que encare sempre de frente e de cabeça erguida as adversidades. A homenagem a Sueli Silva Barros foi uma indicação da Vereadora Pauline Porto. E é justamente a Vereadora que faz a apresentação da mais nova cidadã macaraniense. Confira o vídeo:

ADEMIR-GASINHO
ELES HOMENAGEIAM
MAGNO-MAFRA