NA RONDA – PRF E OS NÚMEROS NAS ESTRADAS – UMA BALA DE PRESENTE – REGGAE DEU RUIM – SEM TEMPO PARA CHORAR.

IMPRUDÊNCIA E MORTEPRF registra 85 mortes nas estradas federais durante carnaval.  Operação Carnaval 2024, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), terminou nesta madrugada com registros do aumento no número de acidentes e mortes nas estradas de todo o país. Mas houve queda nos flagrantes de infração, na comparação com 2023. De acordo com o balanço divulgado pela PRF, foram registrados 1.223 sinistros ao longo dos 6 dias de operação, o que representa um aumento de 10%, em relação aos 1.112 ocorridos no ano passado. Como consequência dos acidentes mais graves, 85 pessoas morreram, enquanto, na última operação de carnaval, foram 80 óbitos.

Este ano, em que as ações tiveram como foco o combate à combinação álcool e direção, esse tipo de autuação sofreu uma redução de 4%. Foram 1.867 motoristas autuados por dirigirem sob efeito de bebida alcoólica ou por recusarem fazer o teste do bafômetro. Já no ano passado, foram autuados por esse motivo 1.946 motoristas. As prisões de motoristas por embriaguez ou sinais de alteração da capacidade psicomotora pelo efeito do álcool também diminuíram de 138 para 107, o que representa uma queda de 18%.

De acordo com a PRF, as medidas educativas e o reforço do policiamento e, principalmente da fiscalização, em todo o país, empregadas entre os dias 9 e 14 de fevereiro, aumentaram a segurança viária, não apenas na prevenção de acidentes e mortes, mas também no enfrentamento à criminalidade. Esse esforço resultou na prisão de 144 pessoas por outros crimes, além da apreensão de 20 armas transportadas sem autorização, além de 2.264 kg de maconha e 1.269 kg de cocaína.

UMA BALA DE PRESENTEJovem é morto a tiros no dia do aniversário de 20 anos na Bahia. Um jovem de 20 anos foi morto a tiros em Feira de Santana,  na quarta-feira (14). Kauã de Lima Gomes completou 20 anos na data, segundo informações da TV Subaé, afiliada da TV Bahia na região. O crime ocorreu na Rua Japão, no bairro Caseb. De acordo com a Polícia Civil, o rapaz estava no local quando foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta.

Os suspeitos efetuaram os disparos e, em seguida, fugiram. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios da cidade, que apura a autoria e a motivação do crime.

NÃO  DEU PRÁ LUTAR Pedreiro de Camacan é morto por espancamento após evento musical em Itacaré. Um crime bárbaro foi registrado na madrugada desta quarta-feira (14), após o show musical de Edson Gomes, durante as festas carnavalescas de Itacaré. De acordo com informações de testemunhas, Jair Cardoso dos Santos, 38 anos, popularmente conhecido como Mutante, foi morto por espancamento atrás do palanque montado para a apresentação artística.

Jair era natural de Camacan, no distrito de São João do Panelinha. As informações são de que era trabalhador e de que atuava como pedreiro. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus foi acionada para realizar perícia e remoção do corpo de Jair. A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, investiga o crime.

SEM TEMPO PARA CHORAR – Jovem de 21 anos é morto a tiros 15 dias após pai ser assassinado no sudoeste da Bahia. Um jovem, de 21 anos, pertencente ao povo cigano, foi morto a tiros na manhã de quinta-feira (15), na cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia. O crime aconteceu duas semanas após o assassinato do pai da vítima, no município de Palmas de Monte Alto, na mesma região do estado.

Segundo o delegado Clécio Magalhães, que investiga o caso, Reinaldo Guilherme Fernandes Dourado foi encontrado morto, por volta das 8h40, na rua João Pompílio de Abreu, no bairro Santa Luzia. O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi. O caso é investigado pela delegacia de Guanambi. Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime.

O pai da vítima, identificado como Gerisvaldo Oliveira Dourado, conhecido como “Léo Cigano”, foi morto a tiros na noite de 31 de janeiro. Segundo a Polícia Civil da cidade, o primo da vítima, suspeito de cometer o crime, fugiu e é procurado. De acordo com a polícia, quatro homens da mesma família estavam na casa quando houve um desentendimento. O motivo da discussão não foi revelado. Gerisvaldo Oliveira Dourado estava na porta do imóvel quando foi atingido no tórax e na cabeça. Ele morreu no local do crime.

Os outros dois homens que estavam na casa também são primos da vítima, irmãos do suspeito. Eles também fugiram. A Polícia Civil ainda não confirma relação entre as mortes de pai e filho.

ADEMIR-GASINHO
ELES HOMENAGEIAM
MAGNO-MAFRA